Conservação de colchões
Um bom colchão merece e deve ser bem cuidado, para garantir que ele ofereça a melhor qualidade de sono e durabilidade. É bastante fácil cuidar de um colchão, seja ele de espuma ou de mola, e abaixo daremos algumas dicas sobre as principais medidas para conservação do colchão.
Em primeiro lugar, deve-se girar o colchão a cada quinze dias no mínimo — o certo seria uma vez por semana. Se o seu colchão permitir ser virado (alguns tipos, os “no turn“, ou “one face“, não permitem tal prática) uma vez você deve girá-lo e outra vez deve virá-lo. Girar o colchão significa passar o lado dos pés para a cabeceira da cama. Virar é fazer com que a face superior do colchão fique sobre o estrado da cama, e vice-versa. O objetivo desta medida é reverter a ação da gravidade, homogeneizando a espuma do colchão (mesmo no caso de colchões de mola)
Para facilitar a higiene do colchão bem como protegê-lo, o ideal é que ele disponha de uma capa protetora. Assim, ameniza-se a absorção de suor, de partículas de pele morta, de poeira, etc. A capa do colchão deve ser lavada semanalmente, ou pelo menos quinzenalmente.
É fundamental que o colchão esteja em ambiente ventilado e que tome sol. Entretanto, o colchão não deve ficar muito exposto ao sol direto, o que ocasionaria ressecamento que poderia facilitar ao tecido rasgar; isso no caso de tecidos sintéticos, pois tecidos de algodão já são mais tolerantes ao sol. A ventilação é necessária para que a umidade absorvida pelo colchão durante o uso possa enxugar evitando assim a formação de fungos e o mau cheiro característico.
Aliás, por este mesmo motivo jamais deve-se utilizar o colchão com os plásticos. Colchão em uso deve ser bem ventilado.
Passar o aspirador de pó no colchão também evita a proliferação de ácaros e outros microrganismos, potencializando a função anti-alérgica do colchão.
Em hipótese alguma deve-se lavar o colchão, ou passar nele qualquer tipo de produto químico. Isso pode afetar profundamente a composição da espuma, e a aparência do tecido. Da mesma forma, para assegurar que as características dos componentes do colchão sejam preservadas, não se devem nunca passar roupas sobre o colchão, pois a ação do calor intenso altera a fórmula da espuma, além de prejudicar o acabamento do tecido.
Colchões de espuma não devem nunca ser dobrados, e menos ainda os colchões de mola. Os danos oriundos dessa prática serão irreversíveis. Dobrar o colchão caracteriza mau uso, anulando a garantia que o colchão eventualmente ainda tenha.
Por fim, caso seja necessário tirar o colchão da cama, ele deve ser guardado na posição vertical, bem apoiado, observando-se a recomendação acima, de não dobrar o colchão.

[...] pois esta normalmente se refere apenas ao sistema de molejo, que por ser produzido em aço pode, se bem cuidado, durar muito mais do que a própria garantia (validade).Textos possivelmente relacionados a [...]
Ola amigo . Eu tinha um colchão aqui que se dizia ortopédico , era aqueles que tem uma madeira no meio . bom , aquilo tava me dando dores nas costas e eu comprei um D45 . Tenho 1,75m e 85 quilos , mas estou achando esse duro tbm . Mas lendo aqui no site , parece que os d33 , d28 tem a mesma dureza , são só menos resistentes ao peso das pessoas … como eu faço então na loja para pedir para trocar o meu colchão com outro um pouco mais macio ? oque eu peço para o vendedor ? se eh que ele vai trocar né . o Colchão tem apenas 4 dias …
Caro Geraldo.
Em primeiro lugar é importante que você saiba que o Código de Defesa do Consumidor lhe dá o direito de trocar qualquer produto dentro de sete dias, goste a loja disso ou não.
Agora, com relação ao colchão, é extremamente importante que você experimente o colchão antes de comprar.
Peça ao vendedor um D33 (densidade real), que seria o ideal para o seu biotipo. Experimente todos os D33 reais que puder, de todas as marcas e modelos, pois há diferença na maciez/rigidez do colchão entre diversos fabricantes e processos de fabricação, o que não afeta a sua qualidade e a capacidade de suportar seu peso. Reiteramos: estamos falando de colchões com densidade real (três anos de garantia).
olá, atualmente estou domrimdo com o meu colchão no chão e todos me fala que isso estraga o colchão!!!! mas qual a diferença do chão no chão pro colchão encima do box?
Obrigada
Roberta Lima
Roberta.
O box existe justamente para ser uma camada intermediária entre o piso e o colchão, tendo uma série de funções.
Serve como isolante térmico.
Permite ao colchão “respirar”, ou seja, não acumular umidade que possa vir a condensar.
Privilegia a higiene, ao aumentar a distância entre seu corpo e o assoalho.
E não menos importante, a comodidade e o conforto que o box proporcionam não se comparam ao colchão no chão.
Ola amigo, Eu ganhei um colchão de casao usado, estava pensando em guardar para possiveis visitas, mais a um problema, esse colchão veio de mau uso, ele foi usado como segundo colchão, pois ficava embaixo de outro colchão que possibilitou a conservação de sua macies mais prejudicou no acumulo de umidade, fungos e outros que trazem mau cheiro, e tbm nao podemos descartar que residuos de urina tbm estao sobe o mesmo, por que era de uma criança.
Meu problema é, o mau cheiro que ele esta, não é necessariamente de urina, mais um cheiro desagradavel que contamina a casa caso eu use o mesmo.
E minha duvida, se é possivel remover esse mau cheiro, jah deixei no sol escaldante por alguns dias e nada, num primeiro momento sai, mais assim que reultilizo-o ele volta com o mesmo problema, é possivel com algum tipo de produto ou lavagem localizada ou pode jogar fora?
Agradeço se me enviar um E-mail com a resposta… abração. (******************)
Caro Paulo.
Jogue o colchão fora, sem dúvida alguma. Nem é uma questão só de conforto, mas também de saúde e higiene.
Olá. Vou comprar uma cama box agora e recentemente ouvi sobre essa necessidade de virar colchões. Gostaria de saber se isso se aplica tb aos modelos novos, com molas ensacadas e tudo mais. Até porquê, nenhuma loja aparente ofertar pillow de visco nas duas faces, mas somente em uma. E aí, como ficam esses casos?
Esses são colchões “no turn”, ou seja, esses colchões não se viram, apenas se giram.
Ou seja, de tempos em tempos você vai pôr o lado dos pés para a cabeça e vice-versa, mantendo o pillow-top sempre para cima.
Entendo, porém o fato deles serem “no turn” os fazem ser piores que outros que são capazes de virar a face?
Pelo que eu entendi, se você não virar a face, as molas e a espuma ficam comprometidas. Então esses “no turn” têm algum mecanismo diferente que impeça essa perda de durabilidade?
Os colchões “no turn” usam uma espuma de melhor qualidade, especialmente produzida para este tipo de colchão. Mas, reitero, mesmo os colchões “no turn” devem ser girados de tempos em tempos.